terça-feira, 23 de março de 2010

Tomar ou não tomar a vacina da Gripe H1N1?


Está correndo pela rede (internet) várias informações sobre a vacina contra a Influenza H1N1, popularmente chamada de Gripe Suína ou Gripe A. Muitos e-mails reforçam a população, ou melhor, os leitores a não tomarem a tal vacina por conterem alguns componentes como o mercúrio e esqualeno, elementos químicas que, dependendo da sua composição podem trazer algum tipo de reação contaria ao proposto. 

Este assunto me chamou atenção por ser polêmico e também, saber até que ponto é mito ou verdade sobre a vacina. A pesquisa é extensa, mas cabe o cuidado de cada um. 


Desde quando surgiu toda a polêmica do foco da doença em várias localidades do Brasil e em outros países, no começo do ano passado (2009), ouvi de uma pessoa liga a minha família que esta gripe não deixa de ser uma sabotagem internacional, assim como a Gripe Aviária, a Ferrugem Asiática (praga que ataca as lavouras de soja) e outras que não me lembro o nome. Em seguida vocês saberão quem esta por trás de tudo isso e poderá tirar suas devidas conclusões. 


Máfia

A gripe foi inicialmente detectada no México no final de março de 2009 e desde então se alastrou por diversos países. Desde junho do mesmo ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de PANDEMIA, indicando ampla transmissão em pelo menos 02 continentes.
Mas, o chefe de saúde do Conselho da Europa, Wolfgang Wodarg, alegou que o surto da gripe suína era uma ‘falsa pandemia’ movida por empresas de medicamentos que fizeram bilhões de libras através do pânico em todo o mundo. Wodarg definiu o surto do H1N1 como “um dos maiores escândalos médicos do século”. 


Ele acrescentou que as sementes do pânico foram semeadas cinco anos atrás, quando se temia que o vírus mais letal da gripe aviária poderia se transformar em uma forma humana. O ‘clima de pânico’ levou os governos a estocar o remédio anti-gripe Tamiflu e criando ‘contratos adormecidos’ para milhões de doses de vacina. Ele ainda afirmou, que “os governos fecharam contratos com produtores de vacinas onde assegurariam as encomendas com antecedência e tomariam para si quase toda a responsabilidade. Desta forma, os produtores de vacinas teriam a certeza de enormes lucros sem qualquer risco financeiro”. 


Eles só esperariam até que a OMS declarasse a pandemia e ativassem os contratos. Wodarg disse ainda: “a fim de promover os seus medicamentos patenteados e de vacinas contra a gripe, as empresas farmacêuticas influenciaram os cientistas e os órgãos oficiais, responsáveis pelas normas de saúde pública, para alardear os governos pelo mundo inteiro. Eles nos fizeram esbanjar recursos de saúde para estratégias de vacina ineficientes e que milhões de pessoas saudáveis fossem expostas desnecessariamente ao risco dos efeitos colaterais desconhecidos de vacinas insuficientemente testadas”. 


A empresa GlaxoSmithKline (GSK) produz drogas e vacinas anti-gripe e deve ser uma das maiores beneficiárias da pandemia. 


Preocupações 

Há em várias páginas na internet que alertam e questionam o grau de eficiência da vacina. Uma pesquisa informa que a vacina contra a Gripe H1N1 pode aumentar o número de casos da Síndrome de Guillain-Barré. Segundo neurologistas, a doença afeta nervos responsáveis pela função motora, impedindo a locomoção, a fala e pode levar a morte. No final da década de 70, foi registrado mais de 500 casos confirmados desta síndroma, o que provocou a retirar do produto 10 dias depois, após vacinarem 48 milhoes de pessoas, tendo feito mais vítimas que o vírus H1N1. Um componente da vacina que tem provocado este tipo de síndrome é o esqualeno. 

Composições

Informações apontam que estão autorizados no mercado europeu três tipos de vacinas contra a gripe, são elas: Celvapan (da Baxter), Pandemrix (da GlaxoSmithKline) e Focetria (da Novartis). Os dados seguintes são oficiais do ECDC (European Centre for Disease Prevention). 

A Pandemrix e a Focetria é cultivada em ovos, a Celvapan, é cultivada em células animais. O fabricante desta última vacina tem algumas particularidades. Os laboratórios Baxter tinham uma vacina preparada para a pandemia de gripe aviária (que não chegou a acontecer), era a estirpe H5N1, essa estirpe foi agora substituída pela H1N1. Este procedimento chamado de "mock-up", permite acelerar a sua autorização de colocação no mercado. A multiplicação do vírus é feita em células de rim de macaco verde africano. 


Com relação a presença do mercúrio, o medicamento Pandemrix tem 5 microgramas por dose, sob a forma de timerosal, enquanto a Focetria tem dez vezes mais, 50 microgramas por dose. A Celvapan não tem mercúrio. 


Tanto a Pandemrix, como a Focetria contêm esqualeno, 10,69 e 9,75 microgramas respectivamente. O Celvapan não contém esqualeno ou qualquer outro ingrediente que aumente a eficácia. Nenhuma destas três vacinas contém alumínio. 


Muitos falam que o mercúrio não causa nenhum tipo de reação ao organismo. Mas será que isso é verdade? 


Governo brasileiro

Diante de especulações, o Ministério da Saúde disse que vai acompanhar a possível ocorrência da síndrome associada à vacina da nova gripe, que começou a ser distribuída no Hemisfério Norte em parceria com as secretarias estaduais e municipais. 

No ano passado o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que estudará a liberação da venda do Tamiflu, medicamento usado contra a gripe suína, nas farmácias do Brasil a partir deste 2010. Que por sinal, existe um calendário prevendo a vacinação da população. 


Segundo a Anvisa, que recebeu a incumbência de rever a política de controle do medicamento, a previsão é que a nova classificação do Tamiflu seja colocada em análise. 


Uma matéria veiculada hoje (23.03.10), no Jornal Bom Dia Brasil, cujo título é “Hipertensos devem procurar médico antes de se vacinar contra a Gripe H1N1”, que a vacina já foi utilizada em mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo. Não têm sido registrado, comprovadamente, eventos adversos graves, ou mortes relacionados ao uso da vacina. “Portanto a vacina é segura e desde que iniciamos a vacinação também no país não há ocorrência de eventos graves associados ao uso dessa vacina”, diz o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde Eduardo Hage.


O Ministério da Saúde adverte que os e-mails que estão circulando na Internet , contrários à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 trazem informações falsas que não condizem com a realidade. Além de serem prejudiciais à saúde pública do país, eles tratam de especulações. O fato é que mais de 300 milhões de pessoas já foram vacinadas com esta vacina no Hemisfério Norte, sem qualquer efeito colateral grave. A vacina é eficaz, segura e protege a população. 


Para obter informações verídicas sobre a campanha, acesse canais oficiais como o Portal da campanha do Ministério da Saúde www.vacinacaoinfluenza.com.br ou o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) www.who.int. 


Bom, agora que você conheceu um pouco das composições, histórias e especulações. Fica a seu critério, tomar ou não a vacina.

25 comentários:

  1. Vai tomar banho, para não dizer tomar no c*!
    O mundo é capitalista seja ele bom ou ruim isso não vai mudar, basta vc parar de ver o inesistente, a vertente do horizonte vertical aonde tudo é conspiração contra quem? nos mesmos, que maravilha isso não! o dinheiro move o mundo e quanto mais pessoas vivas maiores são as possibilidades de se enriquecer ou vcs acha que apenas um grupo seleto de pessoas vai dar conta do recado!
    Sobre a sindrome isso é apenas uma fatalidade, essa tal "sindrome" não é nada mais do que uma doença auto-imune, na qual vc pode adquiri-la ate com uma simples infecção viral como por ex: dengue, rubeola, isso vai depender da sua pre-disposição genetica, e só lembrando essa sindrome tem tratamento é são muitos raros os casos fatais, sendo que apos 3 meses ja se nota os sintomas, e nos casos mais graves dela podem ocorrer apos 18 meses sem tratamento, levando o infeliz a um risco de parada respiratoria, sendo que mesmo nos casos mais graves a recuperação é sem sequelas, sobre esse mercurio, eu não posso dizer é um segredo industrial, é um derivado não toxico de mercurio utilizado para aconservação da vacina, sendo prejudicial apenas em grandes quantidades; equivalente a uma pesssoa tormar 3 litros da vacina, e mesmo assim a pessoa deveria sofrer de insuficiencia renal grave, essas conspirações são apenas conspirações algo q eu não perco meu precioso tempo lendo, faça o mesmo, se voce acha q tomando a vacina vc vai morrer então espero que vc tenha tido um bom proveito da vida e seguido os mandamentos para ir para o ceu, se não vai queimar no @#$@#$, boa vacinação!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada 'Anômino' pela sua participação.
    Eu não estou aqui para falar da verdade, porque até então, quem sabe da verdade é somente DEUS.

    Realemnte vai da consicência de cada pessoa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica!! nossa família toda não tomará essa vacina!! Como saberão dos efeitos colaterais a longo prazo se nem mesmo testes precisos fizeram?? quem sabe essa vacina não será para destruir uma grande população em massa?? quem sabe não seremos os sobreviventes de uma nova geração?? quem sabe o filme " Eu sou a lenda" não se aplicará a nós?? pensemos nisto!!

    ResponderExcluir
  4. interessante informação nunca é demais, e só preciso filtar esta informação.

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscila e 'Sétimo Portal Saúde', obrigada pela opinião. Realmente as informações precisam vir a tona, precisamos pesquisar, ouvir outras pessoas, pois se trata de uma doença que está ai...

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Blogger emerson disse...

    Ministério da saúde:" Não podemos colocar a saúde pública em risco por causa de teorias e boatos irresponsáveis e sem nenhum evidência que são verdadeiros."
    O único boato irresponsável é de que a vacina é segura e de que a gripe suína é muito perigosa!! Nao se deixe enganar, cheque as notícias, todas tem fontes!!!
    - Opinião de profissionais altamente qualificados sobre o vírus H1N1 e a vacina
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/opiniao-de-profissionais-altamente.html
    - Bomba: Diário Digital de Portugal: Gripe A(H1N1): OMS e farmacêuticas acusadas de alarmismo
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/diario-digital-de-portugal-gripe-ah1n1.html
    - Estadao: Para Conselho da Europa, OMS exagerou no alerta de gripe suína
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/estadao-para-conselho-da-europa-oms.html
    - Documento de Estratégia de Vacinação Nacional Contra H1N1 Prevê Doenças Graves como Guillan Barre
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/documento-de-estrategia-de-vacinacao.html
    - Bill Gates admite que vacinas são usadas para depopulação humana
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/bill-gates-admite-que-vacinas-sao.html
    - BBC: Gripe Suína na Inglaterra : Das Manchetes à Notícia do Passado
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/bbc-gripe-suina-na-inglaterra-das.html
    - Pará: Bebê morre ao receber vacina contra Gripe A
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/para-bebe-morre-ao-receber-vacina.html
    - China Reporta Problemas de Paralisia com a Vacina Contra a Gripe Suína / H1N1
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/china-reporta-problemas-de-paralisia.html
    - Ministra da saúde francesa duramente interrogada sobre os conflitos de interesse na vacinação contra o H1N1
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/ministra-da-saude-duramenteinterrogada.html
    - Suécia: Gripe A: Homem morre após tomar vacina
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/suecia-gripe-homem-morre-apos-tomar.html
    E muito muito mais..

    ResponderExcluir
  7. Olá Emerson,
    Obrigada pela sua contribuição.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Flavinha,
    muito bom o conteúdo aqui.
    Estive conversando com várias pessoas sobre a não-necessidade da vacina, e como os cofres públicos estão "torrando grana" com ela.
    Pra ser mais radical, tem até toda a ideia do genocídio, etc.
    Acredito que estamos bem sem a vacina; quem achar que não, corra até o posto de saúde mais próximo quando chegar sua vez ;)
    Vídeos relacionados:
    http://tiny.cc/h1n1A
    http://tiny.cc/h1n1B
    Obrigado. Ótimo dia!

    ResponderExcluir
  9. como saber se a pessoa adquiriu a sindrome? tem exames para detectar logo ? pois as dores articulares podem dar e depois passar ou não!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexandre,
    Obrigada pela sua participação, realmente não temos noção do que há por trás de tudo este esquema.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Affff, oq fazer então??????? ficar de braços cruzados esperando ser contagiado ou ñao pela gripe H1N1?
    sinceramente a população fica sem saber oq fazer pois tem tantos boatos sobre as reações adversas desta vacina q a gente nem sabe mais no q acreditar!!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite;
    É complicado, sempre vai ficar dúvidas, pois as estatísticas podem ser manipuladas pela mídia e pelo governo. Quem nos garante que realmente a doença é tudo isso e que não é um marketing? Quem garante que “X pessoas tomaram a vacina?“ é só um texto, verdadeiro?
    E amanhã pode ser que pessoas sofram efeitos colaterais por causa da vacina e seja criada outra doença a benefício da economia mundial. Será? Se isso acontecer vamos saber? O que sei é que vamos saber o que a mídia passar, sempre foi assim. E a mídia passa o que o governo quer?
    O mais interessante é que surge a crise econômica mundial, surge á gripe suína/ H1N1 e o IPI reduzido. Já parou para pensar que tudo isso gira a favor da economia e que nós “que somos a voz mundo” crescemos a economia.
    O governo é um simples coadjuvante ou um vilão? E a organização mundial de saúde (OMS) aonde se encaixa? E quais seus deveres?
    A liberdade, a democracia foi criada, mas liberdade e democracia só são realizadas quando existe capital, portanto nossos direitos, nossas vontades nem sempre serão realizadas a menos que a desigualdade social e financeira acabe. Por enquanto vamos crescendo a economia do governo e de grandes empresas que nos orientam a isso.
    Chegou a minha vez de tomar a vacina contra a temida “gripe suína/ H1N1”, mas já nem sei se devo ou não, as dúvidas são de A até Z tanto em pensamento que pode ser prejudicial ou não a saúde?
    A doença existe! Pode não ser tudo isso que a mídia mostra. Mas temos que concordar que a mídia ganha pra isso, já o governo “ganha pra proteger a população”.
    Não tente mudar o mundo, desde que o mundo é mundo é assim e para mudar vai ser preciso ganhar muito mais que uma Mega Sena de 35 milhões. Vivemos em um país egoísta em que todos falam fazer por todos, mas ao contrario nós vemos cada um cuidar da sua própria barriga.
    A última palavra é sua, ao menos isso você pode decidir se você quer ou não se vacinar.

    Deivid Paulo dos Reis Santos

    ResponderExcluir
  13. Olá Deivid,
    Realmente seus questionamentos e observações são válidas. Realmente vivemos num mundo campitalista. Quem está falando a verdade? O que há por trás de tudo isso?

    Obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  14. Oi Priscila,
    Realmente são muitos os questionamentos sobre a tal vacina. Cabe especularmos especialistas, ouvir, processar as informações...

    ResponderExcluir
  15. Eu prefiro ir me cuidado para não pegar com uma boa higiene. e se a vacina for segura mesmo, eu tom mais tarde ,é que se todo mundo vai tomar, as chace de me contaminar será menor já que a população vai ser vacinada, melhor pra mim agalera vacina, o virus praticamente some então. vou agrardar um pouco mais e dáli lencinhos do papel lavar as mãos e por aí vai.

    ResponderExcluir
  16. Pensem bem,As chances de uma complicação pela gripe é bem maior que pela vacina. Um amigo meu jovem e cheio de saude ficou 5 dias internado com uma pneumonia provocado pela gripe A. A gripe é real o governo não tem interesse em gerar panico, isso lota os Hospitais e gastam fortumas com atendimento, é mais fácil acreditar que o governo omitiu mortes e complicações da gripe. Mas meus olhos viram muitas pessoas em péssimo estado de saúde. Vai firme, tenho 3 amigas gravidas que fizeram a vacina e nada aconteceu nem com elas nem com seus bebes, seguiram seus instintos maternos que são infaliveis e agora estão mais tranquilas. Faça isto converse com gravidas que ja fizeram a vacina.

    ResponderExcluir
  17. O governo devia priorizar pessoas que viajam pois estes é que levam a gripe de um lado para outro. Como aconteceu ano passado quando a gripe entrou livremente pela argentina.

    ResponderExcluir
  18. Este Viro foi manipulado em laboratório,e criminalmente espalhado pelo mundo e eles os ditocujos em tempo rercord apresentarão a vacina.
    O bjetivo d'eles é esterminar a população da raça Humana daqui a 10 anos de 50 a 80%... Para que serve os milhões de caixões que cabém 4 pessôas mortas que estão armazenado nos Estados Unidos. mais de 700 campos de consentração e uma frota imensa de ônibus de fugas etc.. Vocês já ouvirão falar nos (Illuminatis) (Anova Ordem Mundial)essas e outras a mídia não divulga, porque são proibidas.O FIM VEM

    ResponderExcluir
  19. Pedro REC Diz :

    Quanto mais leio mais fico em dúvida se tomo ou não tomo. Tenho problema genético de baixa imunidade, herança da minha mãe.
    Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  20. não tomem por favor....

    ResponderExcluir
  21. Uma amiga tomou, e algumas horas depois perdeu os movimentos.Isto tem um mes.Agora esta na cadeira de roda e só movimenta a cabeça.

    ResponderExcluir
  22. eu tbm acho que tem algo por trás dessa vacina.
    precisamos de mais informação a respeito! eles dizem que a vacina não faz mal, mas nunca vi o ministro contradizendo a tal teoria conspiradora com clareza! e e vejo em seu rosto um tom de mentira! bom se acaso alguém for tomar essa VACINA, espere o resultado daqui a alguns anos. tomara que eu esteja errado! ainda tem essa de que foi vacinado ser soro positivo por 121 dias. sei não! só Deus mesmo! não é mais TAMIFLU, É TAMUFU RS RS SÓ RINDO PARA NÃO CHORAR

    ResponderExcluir
  23. do toda A RAzão pra quem desconfia dela, eu procurei registros antigos da doença, e pelo que eu observei os cientitas tentaram recriar a gripre espanhola, com o papo furado de que iam estuda-la melhor, conseguiram, e em 2009 surgiu o surto, agora vejam só, como pode a patente da vacina ter sido registrada em 2008,Os Médicos dizem que a vacina estaria disponível apenas no Inverno de 2009
    porque levaria meses a ser produzida. Então como é possível a patente ter sido
    registrada em 2008 pela Baxter International?
    ele ja pretendiam lucra com ela...,
    ela é muito pior que a doença, sugiu com meios lucrativos..
    minha vizinha tomou ela e no mesmo dia ardeu em febre, ficou com dor de cabeça e com a garganta muito inflamada, ela passou dias sem poder levantar de tant dor no corpo, eu não li em jornal nenhum, nem na internet nem em merda nenhuma, a vacina é muito perigosa, eu não tomei e graças a Deus to viva, pego gripe adoidada e ate agora não morri, como é que um cientista de merda vem dizer que essa porcaria é pro bem???????
    toma quem quiser, todos temos o livre arbitrio..
    bjos.

    ResponderExcluir
  24. ISSO SE CHAMA DESTRUIÇAO EM MASSA ALONGO PRAZO,H1N1 TIRANO AS LETRAS FICA 11 DE ILUMINATI.ELES TEM QUE DESTRUI EM 20% DA POPULAÇAO MUNDIAL.NA VERDADE A VACINA NA É PRA NOS PROTEGER MAS PRA DESTRUI TODAS AS NOSSAS DEFESAS DO ORGANISMO PRA QUANDO A GRIPE H1N1 CHEGAR COM FORÇA O NOSSO SISTEMA NAO NOS PROTEGE POR CAUSA DO EFEITO DA VACINA AO CONTRARIO.LEMBRANO QUE ESSA GRIPE FOI FEITA EM LABORATORIO.ABREM O OLHO!

    ResponderExcluir
  25. Eu não tomei a vacina esse ano e estou super bem, anos atrás tomava a vacina e ficava doente e também depois que passei a tomar essa vacina notei que quando fico doente minhas amígdalas não infeccionam mais, a infecção se instala à nível de traquéia e brônquios, perigosamente próximo ao pulmão, as amígdalas servem exatamente para conter a infecção na garganta. Estou muito desconfiado do por quê dessas vacinas, sempre curei minhas gripes com repouso,alimentação, chás caseiros e no máximo um remedinho pra baixar a febre.

    ResponderExcluir